A Associação Internacional de Criadores de Montana (AIC-MTN) realiza sua reunião anual com associados no dia 19 de outubro para discutir as estratégias ligadas à avaliação genômica, Diferenças Esperadas na Progênie (DEP) reprodutivas, além de acasalamentos dirigidos, estratégias de fomento da raça e outros temas ligados ao crescimento do Montana no Brasil.

Destaque paras apresentações do dr. José Bento Sterman Ferraz, professor de Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, da Universidade de São Paulo – campus de Pirassununga (FZEA-USP), dr. Joanir Pereira Eler, também da FZEA-USP e dra. Adriana Luíze Bocchi, zootecnista e professora na Universidade Federal de Jataí (UFJ).

“Esta é a segunda reunião da associação desde sua inauguração, em 2020. Em apenas um ano, já crescemos 66%. Temos novos criadores em SP, MT, MG e BA. Estamos bem satisfeitos com a chegada de novos projetos pecuários para contribuir para o crescimento da raça no país”, destaca Gabriela Giacomini, superintendente técnica da AIC-MTN.

O ano de 2021 tem sido muito positivo para a raça Montana. Já foram realizados 5 leilões com ofertas de reprodutores e novilhas com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) na Semana Calidad, Megaleilão Montana, De Olho na Fazenda – JP Agronegócios e convidados, o 23º Leilão Montana RS e o Leilão Calidad – edição de primavera.

“A agenda de leilões de reprodutores Montana chegou ao fim, mas o movimento nas fazendas continua intenso. Todos os criatórios associados ainda têm touros à disposição do mercado. São animais que incorporam as principais características do Montana: precocidade sexual, alto ganho de peso, qualidade de carne e genética melhoradora”, completa Gabriela.

Criada em 30 de setembro de 2020, a AIC-MTN tem como objetivo o melhoramento genético continuo do Montana, com ações de fomento e valorização da raça. Atualmente, o Montana conta com plantel de 10 mil matrizes e comercialização anual de 800 touros com CEIP. Para se filiar, os pecuaristas devem entrar em contato pelo e-mail contato@montana.org.br ou pelo telefone (17) 99603-0718.

Texto Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here