O governador Mauro Mendes (DEM) diz estar preocupado com o crescimento de casos acima do esperado e com mortes chegando a 13 registros em 24h, conforme boletim da secretaria de Estado de Saúde de ontem (8). Para orientar os prefeitos quanto às medidas que podem ser tomadas, de acordo com cada situação, Mauro pretende publicar uma nota com “matriz de riscos” onde classifica cada um dos 141 em baixo, moderado, alto e muito alto em relação à contaminação da Covid-19.

Divulgação

Nova foto do coronav�rus no organismo

A nova metodologia é semelhante ao que já é adotado pelos estados de São Paulo e Espírito Santo, onde os municípios aparecem em um mapa com cores de acordo com o nível de risco. Segundo o chefe do Executivo, em entrevista ao Conexão Poder, do site Repórter MT, nesta terça (9), a metodologia é baseada em estudos da Vigilância Sanitária e do gabinete de Segurança Institucional e o objetivo é nortear a tomada de decisões aos gestores. “Em municípios com risco baixo não pode ocorrer o mesmo que outros onde o risco é alto”, frisa Mauro, que está em isolamento domiciliar desde que testou positivo para a Covid-19.

Mauro pondera que o Estado não vai impor as medidas, mas espera bom senso dos prefeitos. E alerta que o Ministério Público pode atuar, caso seja necessário. A elaboração e classificação dos 141 municípios, quanto ao nível em que cada um se enquadra, vai se basear em duas principais variáveis: a taxa de ocupação de leitos de UTIs e o crescimento dos casos.

Mas, o governador não explicou qual seria a faixa de tempo que se basearia para definir o crescimento dos casos. O Comitê de Gestão está reunido e define detalhes destas ações, que serão anunciadas até o final do dia.

A questão é importante, pois no último mês houve um salto de 814,3% nos casos da Covid-19, grande parte registrada somente nas últimas duas semanas. Só nas últimas 24h, segundo boletim diário da SES, foram registrados 214 novos casos, totalizando 4.243 e 13 novas vítimas fatais.

FONTE:https://www.rdnews.com.br/executivo/mt-usara-matriz-de-riscos-para-definir-acoes-em-cada-cidade-diz-governador/129267

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here