Blitzes educativas serão intensificadas nos próximos dias durante a Semana Nacional de Trânsito, que também contará com uma programação diversificada, com palestras em escolas, entre outras atividades. Estarão envolvidos nas ações diversos órgãos parceiros da esfera municipal, estadual e federal, com objetivo de reforçar a sensibilização de condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para um trânsito mais seguro. 

A imprudência é um dos principais fatores de riscos que acarretam acidentes. Como forma de sensibilizar os condutores para a importância da segurança no trânsito, o Detran-MT conta com diversas ações que são realizadas pelas gerências de Ação Educativa de Trânsito e de Escola Pública de Trânsito.

Durante todo o ano, as duas gerências realizam campanhas e cursos, em diversas localidades do Estado, sempre com o intuito de sensibilizar condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

A gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Gerda Prachthäuser Pölzl, ressalta que a menor das consequências de uma infração é a autuação ou até a prisão – como em casos de embriaguez associada à direção.

Em muitos casos, a inobservância das normas de segurança gera acidentes graves e até mesmo fatais. “Levamos em nossas ações de conscientização pelo Estado duas importantes reflexões: somos capazes de conviver para o resto de nossas vidas com a culpa de causar a incapacidade ou morte de uma pessoa? Somos capazes de imaginar quanto sofrimento traremos a quem nos quer bem, se tivermos nossas vidas ceifadas repentinamente em um acidente? Seja nas ações educativas ou nos cursos o objetivo principal é convidarmos a população à reflexão de que cada um de nós tem importante função a desempenhar na construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito”, disse Rosane.

De janeiro a agosto deste ano, a gerência de Ações Educativas de Trânsito atendeu 54.900 pessoas em 109 ações realizadas em todo Estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here