Cada pessoa deve dormir entre 7 e 9 horas por dia para garantir uma boa saúde, mas estas horas estão indicadas para os adultos, devendo ser adaptadas de acordo com a idade de cada um.

Mas mais importante do que a quantidade de horas é a qualidade destas horas. Assim, para dormir bem é necessário um lugar que ofereça segurança e tranquilidade para obter um sono reparador que promove o bem-estar.

A tabela a seguir indica o número de horas que é necessário dormir, de acordo com a idade:

Idade Quantidade de horas que deve dormir
Bebê recém-nascido 17 horas por dia, sendo distribuído ao longo do dia
Bebê com 1 mês 8h30 min durante a noite e 7h durante o dia
Bebê a partir 2 meses 10 horas durante a noite e 5 horas durante o dia
Bebê a partir dos 5 meses 11 horas durante a noite e 3h45 min durante o dia
Bebê a partir dos 2 anos 11 horas durante a noite e 2 horas durante o dia
Criança dos 3 aos 12 anos 10 horas por noite
Adolescentes dos 12 aos 18 anos 9 horas por noite
Adultos a partir dos 18 anos 7 a 9 horas por noite
A partir dos 65 anos 7 a 9 horas divididas entre o dia e a noite

O que acontece se não dormir o suficiente

Se a pessoa não dormir a quantidade de horas necessárias para descansar e acordar revigorado, isso chama-se insônia, quando não consegue pegar no sono, ou privação do sono, quando por algum motivo é impedida de dormir. E isso pode trazer consequências devastadoras para o organismo, como frequentes falhas de memória, cansaço excessivo, olheiras, envelhecimento, estresse e descontrole emocional.

Além disso as defesas do organismo podem ficar comprometidas e a pessoa tem tendência a ficar doente com maior frequência. E quando a criança ou adolescente não dorme o quanto deveria seu crescimento e desenvolvimento podem ficar prejudicados. Entenda Por que precisamos dormir e o que acontece com nosso corpo durante o sono.

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