Lixo encontrado incluía 115 copos, dois pares de chinelos, quatro garrafas e 25 sacos, tudo de plástico ou borracha.

Uma baleia cachalote que foi encontrado morta na costa de um parque natural da Indonésia tinha quase seis quilos de plástico no estômago, incluindo 115 copos, dois pares de chinelos, quatro garrafas e 25 sacos, segundo informa o jornal Guardian, que cita autoridades locais.

A carcaça do animal de 9,5 metros foi encontrada na segunda-feira (19) perto da ilha de Kapota, no Parque Nacional Wakatobi, de acordo com um comunicado emitido pela administração do parque natural.

As autoridades dizem que ainda é desconhecida a causa da morte do animal, uma vez que o estado de decomposição era avançado, mas alertam que o conteúdo do seu estômago (5,9 quilos de plástico) é preocupante.

A Indonésia é um dos países com maior taxa de poluição de plástico do mundo, produzindo 3,2 milhões de toneladas de resíduos de plástico por ano, sendo que 1,29 milhões de toneladas acabam no oceano.

De acordo com a organização ecológica Ocean Conservancy, cinco países asiáticos (China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia) são responsáveis por 60% dos resíduos plásticos que chegam aos oceanos em todo o mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here