Com a aparente consolidação da candidatura única do atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), à reeleição, os deputados reeleitos Janaína Riva (MDB) e Guilherme Maluf (PSDB), que lançaram candidatara à presidência, começam a se movimentar para garantir pelo menos a primeira-secretaria, considerado o segundo posto mais importante na linha de comando da Casa de Leis, que, além de garantir mais cargos ao ocupante da função, permite que ele divida a responsabilidade financeira e orçamentária do parlamento.

Maluf, que já presidiu a Assembleia e que atualmente é o primeiro secretário, tem evitado entrevistas sobre o tema. Ele, que se lançou à presidência, agora diz que tem intenção de compor a Mesa Diretora e evita atritos públicos com Janaína Riva, mas nos bastidores, interlocutores do deputado se movimentam para barrar o avanço da deputada.

Janaína, que foi a deputada com maior votação em Mato Grosso, lançou-se à presidência no dia seguinte à sua reeleição e buscou votos para viabilizar o seu projeto. Embora mire no comando mais alto, ela não descartou a possibilidade de ocupar outra função na direção da Assembleia e diz oficialmente que sempre buscou uma colocação na Mesa Diretora.

Botelho, que ganhou apoio formal do Democratas à sua reeleição, inclusive com declarações do senador eleito Jayme Campos (DEM) dizendo que o governador eleito Mauro Mendes (DEM) pode intervir em seu favor se necessário, conforme Só Notícias informou, também não assumiu oficialmente a sua candidatura. Em entrevistas, Botelho tem dito que faz campanha nos bastidores para reunir votos e que quando tiver o número suficiente se lançará.

Uma das maiores dificuldades do atual presidente é aglutinar os novos deputados eleitos, que são 14, a maioria da nova formação da Assembleia. Entre os novatos, o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Ulysses de Moraes (DC), tem se mobilizado para que estes façam uma chapa pura com intuito de “moralizar” a administração do parlamento, no entanto, não tem conseguido unanimidade em sua proposta.

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here